CATEQ - Vagas de emprego
MEIO AMBIENTE

Caravana Ambiental leva alunos da rede municipal Caucaia para visitar ninho de tartaruga

| | 12/05/22  

/admin/view/noticia/img/20220512140100meio_ambiente.jpg

Os cuidados com a preservação das praias e da vida marinha começam com educação desde cedo. A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) aposta nessa premissa e criou o Projeto Caravana Ambiental, iniciativa que percorre os bairros do município e promove ações de preservação ambiental. Nesta quarta-feira (11), pela primeira vez, o projeto visitou a Escola Municipal Helena de Aguiar Dias e levou os alunos até um ninho de tartaruga, na Praia do Cumbuco. O objetivo dessa ação é aproximar as crianças do ambiente marinho e despertar a consciência sobre a proteção dos oceanos.

A Caravana Ambiental promoveu uma programação com atividades de educação ambiental com roda de conversa sobre resíduos e os efeitos da vida dos animais marinhos, oficina de produção de mudas com material reciclável e um passeio de observação dos ninhos de tartarugas. As atividades foram feitas por quatro turmas de alunos do 7º e 9º ano, nos turnos da manhã e tarde.

O momento mais aguardado da programação do projeto Caravana Ambiental foi a visita aos ninhos de tartarugas. A turma da manhã, com cerca de 20 alunos, foi acompanhada pela equipe do IMAC e foram até a Praia de Cumbuco para conhecer um ninho de tartaruga da espécie Eretmochelys Imbricata, também conhecida como Tartaruga de Pente.

De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, de janeiro deste ano até o momento, foram encontrados 25 ninhos e registrados 380 nascimentos de tartaruguinhas pelo litoral de Caucaia.

Durante a visita ao ninho, os alunos tiraram várias dúvidas sobre o período de desova e quais os principais cuidados que devem ter para preservar as tartaruguinhas. Em meio aos alunos, Dafne Soares, de 12 anos, do 7º ano, estava encantada com as explicações sobre as tartarugas. “Eu amei essa aula porque agora sei identificar um ninho e posso ajudar a cuidar delas desde bebês. É muito importante a gente saber cuidar das nossas tartaruguinhas para preservar a espécie”, vibrou a aluna.

A coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, Leilane Chaves, destaca que a ideia central da Caravana Ambiental é percorrer os bairros para popularizar a importância da preservação do meio ambiente. “A Caravana cria condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e os da sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas. Assim, é possível contribuir com  mudanças de comportamento, hábitos e atitudes quanto à proteção ambiental”, reforça a coordenadora.

Serviço

Monitoramento da fauna costeira em Caucaia
Aviso de ninhos de tartaruga
Ouvidoria do IMAC
Whatsapp (85) 99784-5339
Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410