CATEQ - Vagas de emprego
SELO UNICEF

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia (NUCA) conclui elaboração do Plano de Participação Cidadã

| | 03/12/21  

/admin/view/noticia/img/20211203152300selo_unicef.jpg

Nessa sexta-feira (03), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), órgão ligado ao Selo UNICEF em Caucaia, realizou, pela primeira vez no município, o Fórum de Adolescentes para definição de Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. O documento é um dos requisitos para que o município consiga a aquisição do Selo UNICEF.

De acordo com Narieudes Lima, Mobilizador do NUCA Caucaia, o processo de elaboração do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes começou em Setembro, quando eles receberam por parte do UNICEF o Guia Metodológico para o procedimento. A partir de então, eles realizaram reuniões onde foram debatidos os quatro temas centrais deste novo plano: Empoderamento de meninas e promoção de igualdade de gênero; Prevenção da Gravidez na Adolescência, promoção dos direitos sexuais e reprodutivos; Enfrentamento ao Racismo e a Violência e Diminuição dos impactos de mudanças sobre as crianças e adolescentes.

“Em outubro demos início aos nossos encontros para promover a elaboração desse plano. Foram momentos muito ricos para conhecer e se aprofundar nesses temas. A gente percebe que esse processo gera uma mudança positiva na postura desses jovens, já que eles assumem um papel de protagonismo em mudanças fundamentais e que todos queremos ver em nosso município”, disse Narieudes Lima.

Nesta sexta-feira (03), as propostas foram apresentadas e votadas para comporem formalmente o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. Para a discussão, foram convidados a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) Natécia Campos, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA), Erick Ribeiro, os Conselheiros Tutelares além do Prefeito e Vice-Prefeito de Caucaia.

Após a redação final, o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes vai compor o Plano Municipal da Criança e do Adolescente, a ser aprovado no Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Caucaia, que acontecerá em Fevereiro de 2022.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410