CATEQ - Vagas de emprego
SAÚDE

Caucaia inicia Busca Ativa Vacinal para alcance de meta de imunização tríplice viral e catapora

| | 16/05/22  

/admin/view/noticia/img/20220516110000saude.jpg

Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de zona livre para o sarampo. A caxumba é outra doença que não representava mais um grande risco à saúde, mas que voltou a ameaçar devido aos baixos índices da cobertura vacinal. Para essas e outras duas enfermidades, rubéola e catapora, as vacinas tríplice viral e contra catapora são as principais fontes de prevenção. A boa notícia é que o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza os imunizantes gratuitamente, basta que os pais ou responsáveis encaminhem os pequenos nas idades indicadas: 1 ano e 1 ano e 3 meses (tríplice viral, primeira e segunda dose, respectivamente), e 15 meses e 4 anos (varicela, primeira e segunda dose, respectivamente).

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município de Caucaia, a equipe técnica do Selo UNICEF, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), dão início, nesta teça-feira (17), ao projeto Busca Ativa Vacinal. A ideia é que as equipes da SMS, com o apoio dos funcionários da SME, percorram as 138 creches do município, em busca crianças entre 1 e 4 anos, público alvo da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora.

A meta é imunizar 100% dos matriculados nas unidades de ensino, cerca de 700 crianças. “Estamos vivendo um novo tempo na imunização em Caucaia, com o novo projeto de Busca Ativa Vacinal, estaremos vacinando nossas crianças que estudam nas creches do município, nossas equipes estão preparadas para atualizarmos o cartão vacinal dos nossos pequenos, garantindo o direito à saúde”, disse Estrella Gurgel, coordenadora de Imunização de Caucaia. Ainda de acordo com a SMS, a ação poderá também atender demandas da própria comunidade.

A SME também fez a sua parte, instruindo gestores e instituindo premiação às creches que atingirem a meta de vacinação. “Apoiando o Projeto Busca Ativa Vacinal, a SME realizou um momento formativo com os secretários escolares da rede municipal para o acompanhamento do cartão de vacina, documento apresentado para a realização da matrícula na escola. E, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, organizou o calendário de vacina nas escolas, e premiará aquelas que conseguirem o maior percentual de crianças vacinadas com a Tetra Viral”, disse.

As primeiras visitas acontecem a partir de amanhã, 17 de maio. O município foi dividido em distritos, a fim de facilitar a ação e cobrir todas as 138 creches do município. “O nosso objetivo é que nenhuma criança caucaiense fique à margem de imunização”, finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410