CATEQ - Vagas de emprego
MEIO AMBIENTE

Pela primeira vez, Caucaia contará com uma Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais

| | 05/08/22  

/admin/view/noticia/img/20220805152900meio_ambiente.jpg

Além das praias mundialmente famosas, e uma importante área de produção agrícola rural, o município de Caucaia possui o maior volume de cobertura vegetal de toda a região metropolitana, abrigando o Parque Botânico Estadual e uma unidade de conservação municipal permanente, na Serra da Rajada. Com o objetivo de preservar esse importante ativo ecológico, o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) irá instituir a primeira Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais do município. 

A primeira etapa da seleção aconteceu no final do mês de julho. Dezesseis servidores municipais se inscreveram de maneira voluntária para as 07 vagas do futuro efetivo. Destes, 12 foram aprovados, sendo sete titulares e cinco suplentes. Stella Ponciano, policial municipal do Grupamento de Prevenção e Proteção Ambiental (GPPAM), foi aprovada em segundo lugar. Para ela, integrar a nova Brigada de Incêndio é uma oportunidade para se aperfeiçoar como profissional. “A gente já trabalha com preservação e proteção ambiental no GPPAM. Com a Brigada, vi uma oportunidade de me aperfeiçoar ainda mais nessa área. A gente vai ter muito conhecimento sobre incêndio florestal, informações muito úteis que todos precisamos ter essa consciência”, disse.   

“A parceria do IMAC com os demais órgãos de meio ambiente é uma meta na instituição. A formação da brigada é um primeiro passo que será seguido da elaboração de um diagnóstico e do plano de ação municipal para a prevenção e combate ao fogo. Hoje também contamos com sistemas de monitoramento modernos para combater o desmatamento ilegal e fiscalização do uso do fogo em áreas vegetadas” disse Leandro Alves, presidente do IMAC.

Agora, os sete brigadistas pré-aprovados realizarão um Curso Teórico-Prático de Formação Brigada, que será realizado em Quixeramobim, na segunda quinzena de agosto. Serão 40h de atividades, totalizando uma semana dedicada ao Curso, entre aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe do Prevfogo/CE, do IBAMA. “Os brigadistas serão preparados nos aspectos fundamentais da prevenção e do combate a focos de incêndio, comportamento do fogo, uso e manutenção de equipamentos e ferramentas e normas de segurança - reforçados com os exercícios práticos correspondentes”, finaliza Leandro.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410